Ano novo com ideias velhas?

porLuis HS

Ano novo com ideias velhas?

Eu sempre tenho a impressão que depois do dia de Finados, o ano acabou. Já não há muito o que fazer nos dois últimos meses do ano, a não ser finalizar o que estava planejado. Chegou então o momento de avaliarmos os resultados do ano que vai acabando. Identificar as ações implantadas que deram ou não resultado, e já começarmos a pensar no ano novo que se aproxima. Com planejamento fica mais fácil ter ideias novas e criativas, e não apenas só seguir o calendário promocional, copiando ideias que alguém já teve. Ano novo com ideias velhas, fuja disto!

Com certeza você sabe o que deu certo ou não neste ano, ainda está fresco em sua mente aquela ação que poderia ter sido melhor, se tivesse mais tempo de pensar nela. Infelizmente, muitas empresas acabam apagando incêndios durante o ano inteiro e não conseguem colocar em prática algo diferente para fazer sucesso com seus atuais e futuros clientes.

O ano novo vai começar? Tenha um plano de ações.

Para começar seu planejamento de forma simples, descreva um plano de ações com datas e objetivos para cada atividade. Tente pensar em ações voltadas para os diferentes públicos que são importantes para o seu negócio, como o cliente, seus funcionários e também parceiros. Estabeleça datas, com um bom espaço de tempo dentre cada evento, para não tumultuar seu planejamento e poluir sua comunicação.

Outra dica, que muitas grandes empresas fazem, é aproveitar o final do ano para conversar com os colaboradores e coletar ideias. Geralmente eles possuem ideias inovadoras que já haviam pensado há muito tempo, mas tem medo de falar ou não tiveram oportunidade. Para cada ideia ou projeto novo, defina metas e objetivos. Assim será mais fácil conduzir a execução do seu cronograma.

Um ponto importante é definir, desde já, os canais de comunicação que sua empresa utilizará no próximo ano, pois não adianta fazer uma série de ações sem que isto possa ser divulgado e propagado como diferenciais do seu negócio. Entenda por “canais de comunicação”, qualquer ferramenta que possa ser utilizada para divulgar suas ações, como mural, jornal informativo, rádio, TV, site, mailing, entre outros. Veja que é possível integrar todos estes canais, fazendo com que sua mensagem seja divulgada de forma uniforme e chegue até seu público final de forma clara e coerente.

Por fim, determine alguém da sua empresa para coordenar as ações. Se não tiver um departamento de marketing, ou uma pessoa que já cuida desta área, eleja algum funcionário para ser responsável e executar o que foi planejado. Isto é muito importante, pois do contrário, seu planejamento corre o risco de ficar engavetado, não passando de uma boa iniciativa.

Se sua empresa já está habituada a diversas ações de marketing ao longo do ano, inclua também ações sociais, envolva sua empresa em alguma causa, adote uma instituição de caridade e incentive seus funcionários a fazerem o mesmo.

Sobre o Autor

Luis HS administrator

Estou na área de marketing e comunicação há 23 anos, com experiências profissionais em designer gráfico, comunicação visual, rádio, TV, mídia impressa, criação publicitária, fotografia, gerenciamento de equipes de vendas, treinamentos, assessoria de imprensa, entre outros. Em 2002, iniciei atividade profissional no setor funerário, coordenando a área de comunicação do Sistema Prever, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Permaneci nesta empresa por nove anos, onde tive a oportunidade de desenvolver uma grande quantidade de projetos e campanhas publicitárias. Acabei me apaixonando pelo setor funerário, onde desenvolvo uma série de trabalhos e projetos, entre eles a Revista Funerária em Foco, da qual sou editor.

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